PactuaçõesDe 2010 até períodos atuais

As pactuações são linhas de fomento que visam ampliar o número de matrículas em cursos de qualificação profissional e tecnológica com diferentes objetivos e públicos alvos. São investimentos públicos que empenham recursos destinados à instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), da qual a CEDAF faz parte (Lei 11.892), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação e Convênios Firmados com a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE – MG).

Rede e-Tec

Desenvolver a educação profissional e tecnológica por meio da educação a distância é o objetivo da Rede e-Tec Brasil

Dados - Qualifica Cedaf

01 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV

03 Cursos ofertados

2022 Matrículas realizadas


Rede e-Tec Brasil foi criada em 2011 pelo Ministério da Educação em substituição ao Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).

Sua finalidade é desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância, ampliando e democratizando a oferta e o acesso à educação profissional pública e gratuita no País.

Constitui uma das iniciativas estratégicas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), incorporada ao Pronatec, para potencializar a interiorização e a democratização da oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).


PRONATEC

O objetivo do Pronatec é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica por meio de ações de assistência técnica e financeira

Dados - Qualifica Cedaf

25 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV

58 Cursos ofertados

6442 Matrículas realizadas


- 14 Municípios atendidos
- Cursos Presenciais e EaD

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei nº 12.513, com a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Público

O Pronatec representa um esforço de oferta de cursos de EPT voltados prioritariamente para estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, trabalhadores, beneficiários dos programas federais de transferência de renda e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.


Mediotec

O Mediotec é uma oportunidade para que os alunos do ensino médio público possam cursar ao mesmo tempo o curso técnico

Dados - Qualifica Cedaf

33 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV

22 Cursos ofertados

1747 Matrículas realizadas


Cursos Técnicos EaD

MedioTec é uma ação para ofertar cursos de educação profissional técnica de nível médio na forma concomitante para o aluno das redes públicas estaduais e distrital de educação, matriculado no ensino médio regular. As vagas são gratuitas custeadas pela Setec/MEC por meio da Bolsa Formação.

Entre seus objetivos, tem a missão de garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda.


Novos Caminhos

Conjunto de ações para o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino

Dados - Qualifica Cedaf

01 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV

73 Cursos ofertados

26272 Matrículas realizadas


Cursos 100% EaD

Para fazer frente aos desafios e oportunidades identificadas a partir dos diversos diagnósticos, análises e reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o Ministério da Educação estruturou uma agenda estratégica para implementar o Novos Caminhos. Trata-se de um conjunto de ações para o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.


Trilhas de Futuro

O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais para a oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio.

Dados - Qualifica Cedaf

01 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV

03 Cursos ofertados

201 Matrículas realizadas


Cursos Presenciais

Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo disponibilizar aos jovens, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade e aproveitando infraestrutura e expertise já existentes de instituições públicas e privadas. Além da formação gratuita, todos os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Ao todo, são oferecidas 75 mil vagas em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros.


Qualifica mais Progredir

O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado à beneficiários do Programa Auxílio Brasil.

Dados - Qualifica Cedaf

09 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV

01 Cursos ofertados

1656 Matrículas realizadas


Cursos Presenciais

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania e atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro.

A oferta foi desenhada a partir do alinhamento entre o perfil do beneficiário do Auxílio Brasil e o perfil produzido pelo Datasebrae do Microempreendedor Individual (MEI) no país, e tem como público-alvo o beneficiário com idade de 18 anos ou mais e que tenha concluído o ensino fundamental.

As ofertas serão direcionadas a 100 localidades onde há a maior concentração de beneficiários do Programa Auxílio Brasil, a partir da adesão de instituições ofertantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que nelas possuem cobertura de atendimento. A oferta exige que as prefeituras e equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) das cidades prioritárias auxiliem na mobilização dos alunos.

Está prevista a pactuação de 23.500 vagas ainda em 2021. Os cursos terão início em 2022 e serão ofertados na modalidade presencial.


Qualifica mais Energif

O Qualifica Mais Energif é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com carga-horária mínima de 200h.

Dados - Qualifica Cedaf

05 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV

1 Cursos ofertados

585 Matrículas realizadas


Cursos Presenciais

A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área.

Para qualificar e ampliar a oferta de profissionais no segmento das Energias Renováveis por meio da qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.


Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Dados - Qualifica Cedaf

01 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV

01 Cursos ofertados

44 Matrículas realizadas


Programa Mulheres Mil foi criado com a finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, a elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.


Qualifica Mais Energife

A linha de fomento Qualifica Mais EnergIFE é a promoção da oferta de cursos na área das Energias Renováveis. A linha de fomento Qualifica Mais EnergIFE será executada por meio da Bolsa-Formação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, disciplinado pela Lei nº 12.513/2011.

Dados - Qualifica Cedaf

4 Polos Atendidos

1 Cursos ofertados

240 Matrículas realizadas


Cursos Presenciais

O objetivo é promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das Energias Renováveis por intermédio da qualificação profissional de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis no Guia Pronatec de Cursos FIC).


EJA Integrada EPT - Cursos FIC

A pactuação EJA Integrada a EPT - Cursos FIC busca a oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com a prática pedagógica, visando promover o desenvolvimento social, tecnológico e econômico na oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) à comunidade.

Dados - Qualifica Cedaf

2 Polos Atendidos

4 Cursos ofertados

246 Matrículas realizadas


Cursos Presenciais

O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada – EPT  foi criado inicialmente pelo Decreto nº. 5.478, de 24/06/2005 e denominado como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Sua criação foi uma decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, da qual em geral são excluídos, bem como, em muitas situações, do próprio ensino médio.

Por meio da Portaria Nº 962, de 1º de dezembro de 2021, é instituido o Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada – EPT,  com o objetivo de fomentar a Educação de Jovens e Adultos – EJA de forma integrada à formação profissional, a fim de garantir o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação – PNE, especialmente a meta 10.


EJA Integrada EPT - Cursos Técnicos

A pactuação EJA Integrada a EPT - Cursos Técnicos busca a oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com a prática pedagógica, visando promover o desenvolvimento social, tecnológico e econômico na oferta de cursos técnicos à comunidade.

Dados - Qualifica Cedaf

2 Polos Atendidos

5 Cursos ofertados


Cursos Presenciais

O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada – EPT  foi criado inicialmente pelo Decreto nº. 5.478, de 24/06/2005 e denominado como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Sua criação foi uma decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, da qual em geral são excluídos, bem como, em muitas situações, do próprio ensino médio.

Por meio da Portaria Nº 962, de 1º de dezembro de 2021, é instituido o Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada – EPT,  com o objetivo de fomentar a Educação de Jovens e Adultos – EJA de forma integrada à formação profissional, a fim de garantir o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação – PNE, especialmente a meta 10.


Bolsa Formação Aquicultura

Dados - Qualifica Cedaf


Nossos NúmerosQualificando pessoas desde 2006

{{ pactuacoes }} Programas
{{ polos }} Polos atendidos
{{ total_curso }} Cursos
{{ inscricoes }} matriculados em nossos cursos

Depoimentos Opiniões de quem já fez nossos cursos

  • Agricultor Agroflorestal

    Valéria Mozzer

    Eu tinha o plano de retomar a produção agroecológica em uma propriedade rural, um projeto iniciado pelo meu avô desde 1956. Com o curso já estou implementando um plano de manejo eficaz."

    Eu descobri no site do Ministério da Educação que as Universidades estavam oferecendo cursos de capacitação de 200 horas. Foi exatamente no período da pandemia da COVID-19, quando eu estava em casa porque tudo estava fechado e as atividades no trabalho estavam suspensas também. E nesse momento eu já estava repensando, para um futuro próximo, retomar as atividades de uma propriedade rural deixada pelo meu avô. Tão logo eu concluí o curso, já comecei a aplicar os conhecimentos do curso de Agricultor Agroflorestal, principalmente na produção de palmito Jussara, nativo da região, além de cana-de-açúcar e mandioca.
    A Universidade Federal de Viçosa é uma instituição que eu admiro muito e eu sempre quis estudar nela. Não tive dúvidas e continuo aluna, aprimorando as minhas melhores escolhas!
  • Assistente de Produção Cultural

    Ana Cláudia e Silva Xavier

    "Na plataforma eu tenho acesso aos textos e a gravação das aulas, todas lidas pela professora. Isso é uma ferramenta de acessibilidade e estou surpresa com tanto cuidado conosco!"

    Sou graduada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo. Meu grande desejo é aprender a propor meus próprios projetos, inovando na produção cultural e artística de Belo Horizonte. Eu já estava procurando um curso com esse perfil, algo que me ajudasse a navegar nos editais culturais que são muito burocráticos. Estou gostando muito da plataforma e é muito legal o módulo de Ambientação, porque nem todos os alunos têm habilidade para navegar no AVA e isso é essencial para que o curso aconteça. Eu não esperava que o curso fosse tão bom. Estou impressionada com a qualidade do material didático e acho belo o carinho da Cedaf/ UFV com quem está ali, buscando aprender durante uma crise econômica e sanitária, para gerar uma renda, uma oportunidade. Isso que chamo de acolhimento!
  • Operador de Processos Químicos Industriais

    Lívia Freitas

    “Eu me destaquei no uso de EPI’s, porque quando fiz o treinamento na Aperam, eu já sabia de tudo. Eu aprendi no curso da Cedaf!”

    Comecei a fazer o curso de Operador de Processos Químicos Industriais para complementar o curso Técnico em Química e facilitar as oportunidades de estágio. E foi assim que aconteceu! Surgiu uma vaga na Aperam South America e na entrevista comentei sobre o curso que eu fiz na UFV e isso, sem dúvidas, foi meu diferencial para ser selecionada.

    Eu aprendi muito no módulo de Indústria Química, uma das diversas áreas abordadas pela minha professora do Novos Caminhos. No curso técnico, por exemplo, eu tinha mais aulas de laboratório e estava deixando de aprender o passo a passo de como as coisas são feitas.

    Até hoje, quando eu recebo o e-mail da UFV, já encaminho aos meus amigos. Porque a minha cidade é considerada o Vale do Aço, com muitas indústrias com chances de empregabilidade na parte técnica e nós sempre necessitamos de capacitação de qualidade.

    Eu sou muito grata a Cedaf-UFV pela experiência fantástica no curso que fiz.
  • Cuidador Infantil

    Bruno Gaudencio Naime Couto

    “Eu atuava com crianças no Projeto Educa Mais e ter feito o curso ampliou muito meu repertório, facilitando o meu desempenho elas, desde os cuidados básicos até a alimentação dos pequenos.”

    Estou cursando o 6º período de Educação Física e já estou me identificando muito com o público do Ensino Primário, contudo me faltava informações mais amplas referente ao desenvolvimento das crianças. Foi então que através das redes sociais eu soube do Novos Caminhos na UFV e consegui a vaga para realizar o curso de Cuidador Infantil. Que experiência fantástica! A plataforma de Ensino a Distância era simples, a professora tinha uma excelente didática e eu ampliei meus horizontes em vários contextos como os exercícios de coordenação motora e as metodologias de estímulo para o desenvolvimento físico e mental. Além disso, estudamos a importância do leite materno, os cuidados caseiros e as estratégias de adaptações para evitar acidentes domésticos com os menores.

    Sempre que alguém me pergunta eu digo que foi uma oportunidade que valeu a pena. A Cedaf-UFV colaborou, indiscutivelmente, para que a minha formação profissional fosse mais humanizada!
  • Assistente de Contabilidade

    Alan Cruz da Silva

    “Eu estava buscando fazer a transição de carreira. De repente vi o Novos Caminhos e foi aquele estalo: achei o curso que eu preciso para crescer profissionalmente fora do Brasil.”

    Sou Administrador, mas sempre atuei como gerente por cinco anos nas áreas Contábil e Fiscal de uma empresa. Eu me identifico com a área de Contabilidade e sei que é uma profissão com grandes demandas, favorecendo as minhas aspirações em mudar para o exterior do país.

    Estou gostando muito da didática do Ensino a Distância, apesar da minha graduação ter sido totalmente presencial. O fato de haver apenas o contato virtual entre alunos e professores, me sinto muito animado a cada módulo concluído. Não há como se perder, está tudo bem “mastigado”. Estou impressionado com todos os conteúdos que nos ensinam, as atividades propostas e os exercícios resolvidos, tudo apresentado com muita praticidade.

    Caso hoje eu pudesse optar, faria a minha faculdade a distância, online, sem dúvidas. Eu estou satisfeito com a UFV por me motivar, por me incentivar a alcançar voos mais altos na minha carreira!
  • Auxiliar Pedagógico

    Izaura Resende

    “Ao final, me senti apta para abrir uma sala de aula e hoje sou professora particular. Com os conhecimentos que obtive tenho autonomia e controle da minha vida profissional!”

    Em 2020 fiz o curso de Auxiliar Pedagógico, que veio em excelente hora, pois me possibilitou complementar a graduação em Pedagogia. O curso é muito completo, pois me permitiu realizar as atividades em horário flexível e os fóruns de discussão nos ajudaram muito, além do apoio total da tutora no esclarecimento de dúvidas. Hoje eu acompanho oito alunos em aulas particulares e esta atividade é a minha principal fonte de renda. Eu sempre estou com a agenda cheia, independente do atendimento ser na minha sala ou a domicílio, há sempre procura por parte dos pais.

    Amei muito o curso! Assim que tiver oportunidade de curso na Cedaf-UFV irei fazer!
  • Fotógrafo

    Suzana Nunes

    "Em 2017 sofri de um acidente que me deixou sem andar, mas o curso de Fotógrafo permitiu alavancar os meus grandes sonhos."

    Quando comecei na fotografia eu nunca imaginei que o sonho de infância se tornaria realidade. Em 2017, depois de um acidente que me deixou sem andar, eu fiz um curso básico de fotografia com uma câmera que era tão antiga que até mesmo a professora não sabia como me ajudar.
    Mas com a força de vontade comecei a procurar novos cursos nos quais eu pudesse aprender e alavancar o que mais amava.
    Lembro da alegria quando li meu nome como aprovada no curso de fotografia da CEDAF/ UFV!
    Apesar do Ensino a Distância, eu aprendi muito e tirei muitas dúvidas com professor, criando laços de troca de conhecimentos.
    Coloquei em prática as aulas e hoje como fotógrafa estou muito feliz em dizer que faço parte desta desta Universidade. Eu tinha muito medo de fazer eventos e com o tira-dúvidas o professor foi me ajudando e hoje faço até mesmo casamentos!

    Fotografar, mesmo que seja com um celular, é eternizar lembranças para vida toda!
  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) – BÁSICO

    Flávia Juliana de Araújo Paulino

    “Meu irmão tem surdez profunda e a nossa comunicação estava difícil, porque eu havia esquecido como me comunicar em LIBRAS. O curso nos aproximou e nos trouxe esperança!”

    Pesquisando na internet encontrei o curso de LIBRAS pelo Programa Novos Caminhos da UFV. Esse já é o segundo curso que faço pelo projeto, o que está sendo muito importante para nossa família. Meu irmão e sua esposa são surdos e em breve o filhinho do casal chegará e por isso eles sempre precisam de um auxílio. Eles residem em Varginha e eu estou em Guaxupé, uma distância de mais de 160Km. A gente até tenta se comunicar por mensagem de texto, o que é muito falho em virtude das variações do Português. Assim, depois do curso de LIBRAS que estou em fase de conclusão, com as chamadas de vídeo nos comunicamos melhor, flui bem e estamos mais próximos.

    Por meu irmão eu desejo atuar como intérprete em LIBRAS. Eu vejo o cotidiano dele, como é difícil estar incluído. Eu reconheço que o curso representa para mim esperança, esperança de dias mais acessíveis para os deficientes auditivos do nosso país!