PactuaçõesDe 2010 até períodos atuais
As pactuações são linhas de fomento que visam ampliar o número de matrículas em cursos de qualificação profissional e tecnológica com diferentes objetivos e públicos alvos. São investimentos públicos que empenham recursos destinados à instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), da qual a CEDAF faz parte (Lei 11.892), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação e Convênios Firmados com a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE – MG).
Rede e-Tec
Desenvolver a educação profissional e tecnológica por meio da educação a distância é o objetivo da Rede e-Tec Brasil
Dados - Qualifica Cedaf
01 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV
03 Cursos ofertados
2022 Matrículas realizadas

A Rede e-Tec Brasil foi criada em 2011 pelo Ministério da Educação em substituição ao Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).
Sua finalidade é desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância, ampliando e democratizando a oferta e o acesso à educação profissional pública e gratuita no País.
Constitui uma das iniciativas estratégicas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), incorporada ao Pronatec, para potencializar a interiorização e a democratização da oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
PRONATEC
O objetivo do Pronatec é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica por meio de ações de assistência técnica e financeira
Dados - Qualifica Cedaf
25 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV
58 Cursos ofertados
6442 Matrículas realizadas
- 14 Municípios atendidos
- Cursos Presenciais e EaD

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei nº 12.513, com a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.
Público
O Pronatec representa um esforço de oferta de cursos de EPT voltados prioritariamente para estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, trabalhadores, beneficiários dos programas federais de transferência de renda e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
Mediotec
O Mediotec é uma oportunidade para que os alunos do ensino médio público possam cursar ao mesmo tempo o curso técnico
Dados - Qualifica Cedaf
33 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV
22 Cursos ofertados
1747 Matrículas realizadas
Cursos Técnicos EaD

MedioTec é uma ação para ofertar cursos de educação profissional técnica de nível médio na forma concomitante para o aluno das redes públicas estaduais e distrital de educação, matriculado no ensino médio regular. As vagas são gratuitas custeadas pela Setec/MEC por meio da Bolsa Formação.
Entre seus objetivos, tem a missão de garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda.
Novos Caminhos
Conjunto de ações para o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino
Dados - Qualifica Cedaf
01 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV
73 Cursos ofertados
26272 Matrículas realizadas
Cursos 100% EaD

Para fazer frente aos desafios e oportunidades identificadas a partir dos diversos diagnósticos, análises e reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o Ministério da Educação estruturou uma agenda estratégica para implementar o Novos Caminhos. Trata-se de um conjunto de ações para o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.
Trilhas de Futuro
O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais para a oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio.
Dados - Qualifica Cedaf
01 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV
03 Cursos ofertados
201 Matrículas realizadas
Cursos Presenciais

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo disponibilizar aos jovens, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade e aproveitando infraestrutura e expertise já existentes de instituições públicas e privadas. Além da formação gratuita, todos os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.
Ao todo, são oferecidas 75 mil vagas em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros.
Qualifica mais Progredir
O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado à beneficiários do Programa Auxílio Brasil.
Dados - Qualifica Cedaf
09 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV
01 Cursos ofertados
1656 Matrículas realizadas
Cursos Presenciais

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania e atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro.
A oferta foi desenhada a partir do alinhamento entre o perfil do beneficiário do Auxílio Brasil e o perfil produzido pelo Datasebrae do Microempreendedor Individual (MEI) no país, e tem como público-alvo o beneficiário com idade de 18 anos ou mais e que tenha concluído o ensino fundamental.
As ofertas serão direcionadas a 100 localidades onde há a maior concentração de beneficiários do Programa Auxílio Brasil, a partir da adesão de instituições ofertantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que nelas possuem cobertura de atendimento. A oferta exige que as prefeituras e equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) das cidades prioritárias auxiliem na mobilização dos alunos.
Está prevista a pactuação de 23.500 vagas ainda em 2021. Os cursos terão início em 2022 e serão ofertados na modalidade presencial.
Qualifica mais Energif
O Qualifica Mais Energif é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com carga-horária mínima de 200h.
Dados - Qualifica Cedaf
05 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV
1 Cursos ofertados
585 Matrículas realizadas
Cursos Presenciais

A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área.
Para qualificar e ampliar a oferta de profissionais no segmento das Energias Renováveis por meio da qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.
Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Dados - Qualifica Cedaf
01 Polos Atendidos pela Cedaf/UFV
01 Cursos ofertados
44 Matrículas realizadas

O Programa Mulheres Mil foi criado com a finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, a elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.
Qualifica Mais Energife
A linha de fomento Qualifica Mais EnergIFE é a promoção da oferta de cursos na área das Energias Renováveis. A linha de fomento Qualifica Mais EnergIFE será executada por meio da Bolsa-Formação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, disciplinado pela Lei nº 12.513/2011.
Dados - Qualifica Cedaf
4 Polos Atendidos
1 Cursos ofertados
240 Matrículas realizadas
Cursos Presenciais

O objetivo é promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das Energias Renováveis por intermédio da qualificação profissional de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis no Guia Pronatec de Cursos FIC).
EJA Integrada EPT - Cursos FIC
A pactuação EJA Integrada a EPT - Cursos FIC busca a oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com a prática pedagógica, visando promover o desenvolvimento social, tecnológico e econômico na oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) à comunidade.
Dados - Qualifica Cedaf
2 Polos Atendidos
4 Cursos ofertados
246 Matrículas realizadas
Cursos Presenciais

O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada – EPT foi criado inicialmente pelo Decreto nº. 5.478, de 24/06/2005 e denominado como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos.
Sua criação foi uma decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, da qual em geral são excluídos, bem como, em muitas situações, do próprio ensino médio.
Por meio da Portaria Nº 962, de 1º de dezembro de 2021, é instituido o Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada – EPT, com o objetivo de fomentar a Educação de Jovens e Adultos – EJA de forma integrada à formação profissional, a fim de garantir o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação – PNE, especialmente a meta 10.
EJA Integrada EPT - Cursos Técnicos
A pactuação EJA Integrada a EPT - Cursos Técnicos busca a oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com a prática pedagógica, visando promover o desenvolvimento social, tecnológico e econômico na oferta de cursos técnicos à comunidade.
Dados - Qualifica Cedaf
2 Polos Atendidos
5 Cursos ofertados
Cursos Presenciais

O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada – EPT foi criado inicialmente pelo Decreto nº. 5.478, de 24/06/2005 e denominado como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos.
Sua criação foi uma decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, da qual em geral são excluídos, bem como, em muitas situações, do próprio ensino médio.
Por meio da Portaria Nº 962, de 1º de dezembro de 2021, é instituido o Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada – EPT, com o objetivo de fomentar a Educação de Jovens e Adultos – EJA de forma integrada à formação profissional, a fim de garantir o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação – PNE, especialmente a meta 10.
Bolsa Formação Aquicultura
Dados - Qualifica Cedaf
Notícias
- ATENÇÃO PROFESSORES PARTICIPANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EJA
- INSCRIÇÕES PRORROGADAS – SELEÇÃO DE ESTUDANTES – CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
- PUBLICADO NOVO CRONOGRAMA E RESULTADO PARCIAL – EDITAL 02/2025
- INSCRIÇÕES ABERTAS – SELEÇÃO DE PROFESSORES – CURSOS TÉCNICOS EJA
- INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A SELEÇÃO DE ESTUDANTES – CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EJA – EAD